OURO É TODO IGUAL?
Não. A sua peça de ouro (joia) não é de ouro Puro. O Ouro Português possui 19,2 quilates e o ouro puro tem 24 Quilates. As Marcas servem para mostrar a qualidade do ouro. Em Portugal, é utilizado duas marcas, uma para o tipo de metal e a sua permilagem (pureza) e outro do fabricante.
O que é ouro puro?
O ouro de 24 quilates (999‰), também chamado de “ouro puro” ou “ouro fino” não é utilizado para peças de ourivesaria e joalharia.
Ouro Português – é melhor que os outros?
O chamado “Ouro Português” possui um toque de 800‰. Esse valor exprime que, foi acrescentado 200‰ de uma liga metálica, necessária para dar rigidez e cor. Essa liga, que pode ou não ser de metal precioso, varia em função das características pretendidas a dar à peça de ouro.
O ouro Português – ou ouro de 800, refere-se a uma peça de 10 gramas de peso total, possui 8 gramas de ouro fino e 2 gramas de outros metais (cobre para dar cor rosado a uma peça ou paládio/prata para o ouro branco). Esse é o ouro Português de 800‰ e possui 19,2 Quilates.
Até à adesão à União Europeias estas qualidades de ouro, não eram comercializadas em Portugal. O chamado “ouro Internacional” possui 18 Quilates e é inferior ao Ouro Português de 19,2 Quilates. Por essa razão dizemos que o Ouro Português é o melhor.
Em Portugal, pode ainda existir ouro de 22 Quilates. Embora seja raro encontrarmos peças com essas características no mercado da Ourivesaria.
Mas existem peças em Ouro com outras ligas com menor quantidade de ouro. Existem artefatos de ouro 750‰, 585‰ e 375‰ à venda nas joalharias Portuguesas.
Vejamos o caso das peças de 375‰: uma peça de 10 gramas de ouro 375‰ possui 3,75 gramas de ouro fino e 6,25 gramas de outros metais (cobre, niquel e outros), sendo que cerca de 2/3 da joia não é ouro.
Porque se mistura outros metais no ouro
A necessidade de criar essas ligas de mistura, ouro com outros metais, deve-se ao ouro puro ser maleável e macio. Devido a ser muito macio, vai riscar e mesmo deformar com bastante facilidade.
Essas ligas são aplicadas de forma a criar uma peça durável, resistente, que não se deforme durante o uso e a permitir um processo de fabricação expedito.
A criação de Joias com menor quantidade de ouro, deve-se mais ao tipo de mercado e de cliente ao qual se destina. Uma peça com menor quantidade de Ouro, ao ser adquirida na Joalharia, vai ter os mesmos custos de desenho, de fabrico e produção, de distribuição e nos impostos aplicados; Serão os mesmos que aplicados a uma peça de quantidade superior. A peça só terá menos Ouro.
Marcação de Metal Precioso em Portugal
Em Portugal, a Impressa Nacional Casa da Moeda é desde 1886 a entidade responsável por ensaiar e verificar a qualidade mínima dos diferentes artefactos e aplicar a marca legal de contrastaria em peças de Ouro, Prata, Paládio e Platina.
Existem edições que indicam que, a primeira “marca do ensaiador” do Senado da Câmara do Porto ocorreu em 1402 e em Lisboa em 1460.
Casa da Moeda – Contrastaria
Em Portugal, todos os produtos de ouro, vendidos no mercado interno, têm de ser marcados em uma das Contrastarias. Em 1887 existiam as Contrastarias de Braga, Gondomar, Porto e Lisboa.
Cada uma das quais colocava a marca, com uma marca distinta para representar qual a Contrastaria responsável pela marca.
A partir de 1985, Portugal passa a colocar marcas legais da contrastaria em peças para exportação, que poderiam ter 750‰, 585‰ e 375‰. Com a livre circulação de bens na Comunidade Europeia, essas peças passaram a poder ser vendidas no mercado Português. As peças de ouro fabricadas em Portugal, que é diferente de ser “ouro Português”, que é o termo popular, têm uma liga com 19,2 quilates de ouro, ou seja, um toque de 800‰.
A partir de 2021, de forma a simplificar, a marca é igual independentemente do local onde é marcado.
Para responder ás necessidades de mercado, as marcações a laser ou por etiqueta com carimbo (casos excecionais), foram criadas para algumas aplicações.
Libras de ouro 22 Quilates
Na Europa é usado 21,6 e 22 quilates para as moedas de ouro – Libras, Pesetas, Reis
Ao contrário de uma peça de ouro em 2ª mão, que perde valor ao sair da loja, as moedas e barras de ouro podem ganhar (ou perder) dinheiro, mas serão sempre pagas a “peso de ouro”.
Ouro de 24 Quilates
O Ouro puro possui 24 quilates. Usualmente ouro fino só é aplicado às barras de ouro, mas existem alguma cunhagem de moedas nesta qualidade de elevada pureza.
Existem algumas esculturas em ouro puro (pela facilidade de moldar) e um ou outro artista, que decidiu fazer uma coleção de ourivesaria dessa forma. São peças que, devido á sua (falta) de resistência mecânica, ir-se-ão amachucar e facilmente partir, sendo acima de tudo construídos para exposição e ponto de honra.
Quer conhecer melhor as marcas legais?
Consegue ver qual a marca que o seu anel ou fio possui? Consegue comparar com os quadros da Casa da Moeda – Contrastaria que colocamos acima?
A Valor Certo compra ouro usado. No caso de precisar de vender ouro em 2ª mão, visite as nossas lojas de compra de ouro usado, e ficará esclarecido/a.
Tonalidades do ouro
Conforme visto acima, as peças de ourivesaria não são construidas em material puro mas sim compostas por uma liga.
Essa liga é o que vai permitir às peças possuirem diferentes características, entre elas a sua tonalidade.
Vejamos os exemplos de tonalidades e ligas, para um toque de 800 milésimas em 100g
No caso do ouro “avermelhado” – uso de 80 gramas de Ouro fino misturada em Liga de 20 gr, composta de 16 gr de cobre (16%) e 4 gramas de prata pura (4%)
No caso do ouro “Amarelo” – uso de 80 gramas de Ouro fino misturada em Liga de 20 gr, composta de 10 gr de cobre (10%) e 4 gramas de prata pura (10%)
No caso do ouro “branco” – uso de 80 gramas de Ouro fino misturada em Liga de 20 gr, composta de de paládio ou platina (20%)
Existem coleções com ouro verde, Ouro rosa e ouro negro. O princípio será sempre x% de ouro puro e y% de outros materiais. É a seleção das ligas que vão influenciar a tonalidade das peças.
O ouro branco vale mais?
Quanto à questão se o ouro branco vale mais, a resposta é: A nível de metal precioso o conteúdo é igual. O valor é igual ao ouro amarelo, ou rosa ou negro. O que muda é o tipo de peça e as horas de estudo e fabrico das peças. No caso de venda de ouro em segunda mão, a tonalidade não influencia o preço a pagar.
Compramos ouro, prata e relógios de marcas conceituadas. Caso queira vender ouro faça a sua marcação para nos visitar numa das nossas lojas.
Saiba os fatores de avaliação para venda de ouro usado na nossa loja.