História do Ouro
Estudos arqueológicos revelam que no ano de 4000 a.C., o ouro já era trabalhado na Mesopotâmia. Posteriormente, as técnicas de obtenção do metal e manufatura dos objetos foram transmitidas a todas as civilizações do Mediterrâneo Oriental, com realce para a egípcia. As civilizações dos Aztecas e Maias, no continente americano, também conheciam e trabalhavam o ouro, que consideravam um metal precioso.
Na Idade Média, este elemento tinha um papel muito importante como atesta a famosa procura, pelos alquimistas de então, da Pedra Filosofal que converteria qualquer metal em ouro. Indiretamente, esta procura contribuiu para o desenvolvimento da Química, da Medicina e da Metalurgia.
A aliança como símbolo
Desde cedo que a nossa civilização utiliza as alianças, como símbolo de um compromisso e a união afetiva entre duas pessoas .
É dado como certo a existência de alianças no antigo Egito. A origem do costume de usar a aliança no dedo anelar esquerdo, é devido aos antigos egípcios acreditarem que aqui se encontrava uma veia especial , ligada diretamente ao coração a “Vena amoris”
Como limpar as minhas peças
Cuidar das suas joias é muito importante para que elas mantenham o seu brilho. Existem várias formas de as limpar, mas tenha sempre o máximo de cuidado. Abaixo deixamos-lhe algumas dicas:
- Pode limpá-las com umas gotas de detergente líquido misturado com água morna, esfregando-as com os dedos e/ou uma escova macia.